top of page

Mergulhe em nosso universo de conhecimento

isadora souza

Isadora Souza

Start Educação

Melhores dicas para usar em uma Avaliação por Rubrica

As rubricas podem ser excelentes ferramentas para avaliar o trabalho dos estudantes por vários motivos. Você pode considerar usar rubricas se:


  • Você se vê reescrevendo os mesmos comentários em várias tarefas de alunos diferentes;

  • O tempo despendido para devolutivas é alto e escrever comentários ocupa muito do seu tempo;

  • Os alunos questionam você repetidamente sobre os requisitos da tarefa, mesmo depois que você devolve a tarefa corrigida;

  • Você se pergunta se está avaliando ou comentando de forma equitativa no início, no meio e no final de uma sessão de avaliação;

  • Você tem uma equipe de avaliadores e deseja garantir a validade e a confiabilidade entre avaliadores.

Você pode ler o artigo completo ou acessar os trechos que mais te interessam:



melhores dicas para usar em uma avaliação por rubrica como usar start educação

O que é uma Rubrica?


Uma rubrica é uma estrutura que estabelece critérios e padrões para diferentes níveis de desempenho e descreve como seria o desempenho em cada nível.


Dica:

A forma correta de escrita da palavra é rubrica. A palavra “rúbrica” (com acento), embora seja muito utilizada, está errada. A palavra correta é rubrica, uma palavra paroxítona, com a sílaba bri como sílaba tônica.


Pode ser utilizada para qualquer tipo de trabalho avaliativo, de escrito a oral e visual. Ela pode ser usada para marcar tarefas, participação em aula ou notas gerais.


Existem dois tipos de rubricas: holísticas e analíticas.


Rubricas holísticas

As rubricas holísticas agrupam vários critérios de avaliação diferentes e os classificam em categorias ou níveis de desempenho.


Exemplo de rubrica holística:

rubrica holística de avaliação start educação

Remixado de Rubricas: ferramentas úteis de avaliação. Centro de Excelência em Ensino, Universidade de Waterloo.


Rubricas analíticas

As rubricas analíticas separam diferentes critérios de avaliação e os abordam de forma abrangente.


Em uma rubrica de avaliação horizontal, o eixo superior inclui valores que podem ser expressos numericamente ou por letras, ou uma escala de Excepcional a Ruim (ou Profissional a Amador, e assim por diante).


O eixo lateral inclui os critérios de avaliação para cada componente. As rubricas analíticas também podem permitir diferentes ponderações para diferentes componentes.


Exemplo de rubrica analítica:

exemplo de rubrica analítica avaliação start educação

Rubrica: Por que utilizá-las na Educação à Distância (EaD)?


As rubricas têm sido frequentemente usadas na educação para classificar o trabalho dos estudantes e, nos últimos anos, têm sido aplicadas na avaliação para tornar transparente o processo de síntese de evidências em um julgamento avaliativo geral.


Na Educação à Distância, a prática avaliativa ainda é, muitas vezes, tradicional e subjetiva. De forma geral, avalia-se para obter nota, aprovar, mensurar e certificar.


Diante disso, faz-se necessário buscar alternativas que superem este quadro.


Rubricas possibilitam avaliar o desempenho dos aprendizes por meio de critérios específicos, de forma clara e objetiva.

Esses critérios são apresentados antecipadamente aos participantes para que

eles conheçam exatamente os aspectos que estão sendo avaliados em suas

atividades.


Os estudantes, ao terem clareza de como serão avaliados, ficarão mais comprometidos com a proposta e terão mais chances de desenvolver um trabalho dentro do esperado pelo professor/facilitador. Uma ideia para tornar a avaliação mais estimulante é colocar os critérios apresentados na rubrica como metas a serem atingidas.


Como as rubricas são apresentadas?

  1. São apresentadas, na maioria das vezes, em formato de tabela;

  2. Contêm critérios de avaliação;

  3. Possuem definições de qualidade para esses critérios em níveis particulares de realização;

  4. Possuem estratégias de pontuação

Uma única rubrica pode ser desenvolvida para o desempenho geral ou várias rubricas podem ser desenvolvidas, cada uma para um aspecto do desempenho do estudante.


Os níveis de desempenho que podem ser genéricos, usando rótulos que podem ser aplicados a qualquer coisa (por exemplo, de 'Muito ruim' a 'Excelente') ou personalizados para a situação específica (por exemplo, 'Prejudicial' a 'Altamente eficaz').


Uma rubrica também pode ser conhecida como uma escala de avaliação global.


Como construir uma rubrica?

  • Defina quais critérios ou elementos essenciais devem estar presentes no trabalho do aluno para garantir que ele seja de alta qualidade.

    • Nesse estágio, você pode até considerar a seleção de exemplos de trabalhos exemplares da turma que podem ser mostrados aos alunos ao definir as tarefas.

  • Decida quantos níveis de desempenho você incluirá na rubrica e como eles se relacionarão com a definição de notas de sua instituição, bem como com seu próprio esquema de notas.

  • Para cada critério, componente ou elemento essencial da qualidade, descreva em detalhes como é o desempenho em cada nível de realização.

  • Deixe espaço para comentários adicionais personalizados ou impressões gerais e uma nota final.


Rubrica: Como e onde registrar os pontos/notas?


A Rubrica, além de ser utilizada para descrever os critérios de avaliação, também pode ser uma ferramenta para o registro de pontos ou notas, a partir dos critérios atingidos pelos estudantes.


Um exemplo de ferramenta que possibilita criar uma Rubrica online é o Rubistar.


Neste vídeo, te ensino como utilizar a ferramenta:


Fonte: Canal Start Educação no YouTube



Cuidado! Essas armadilhas podem atrapalhar o uso de Rubrica



Não testar as rubricas antes de utilizá-las

Se possível, as rubricas devem primeiro ser testadas em simulação ou em campo, e discutidas com os projetos ou disciplinas que estão sendo avaliados, a fim de criar uma compreensão das expectativas desde o início.


Falta de clareza e coerência nos enunciados das pontuações

Verifique se os critérios em cada nível estão definidos com clareza suficiente para garantir que a pontuação seja precisa, imparcial e consistente. Certifique-se de que vários avaliadores possam usar a rubrica e pontuar o desempenho dentro do mesmo intervalo.


Desalinhamento com os legítimos objetivos de aprendizagem

Garantir que os critérios e expectativas da rubrica estejam diretamente alinhados com os objetivos gerais do projeto e da organização.


Rubricas sobre as quais as pessoas são julgadas, especialmente se a remuneração relacionada ao desempenho estiver vinculada à avaliação, podem ter uma grande influência na maneira como as pessoas trabalham.


Isso pode criar incentivos perversos para focar nas pontuações das rubricas em vez dos objetivos do projeto, a menos que os dois estejam cuidadosamente alinhados.


Evitar uma segunda opnião quando estiver criando as rubricas

Envolva pessoas relevantes no desenvolvimento das rubricas para garantir que todos os critérios importantes tenham sido incluídos e que a rubrica seja vista como legítima por aqueles que usarão seus resultados.


Utilizar somente Rubricas para avaliar o aprendizado dos participantes

Considere o uso de avaliações intermediárias com projetos ou disciplinas para verificar o progresso.


Isso pode evitar surpresas problemáticas tanto para o avaliador quanto para os projetos que estão sendo avaliados quando a avaliação final for feita, e pode abordar questões de desempenho antecipadamente, melhorando assim os resultados gerais.


 

Dica bônus sobre rubrica


BetterEvaluation é uma colaboração internacional para melhorar a prática e a teoria da avaliação.


A comunidade organizou informações sobre como escolher e usar métodos e processos de avaliação, incluindo a gestão de estimativas e o fortalecimento da capacidade de avaliação.


O grupo visa produzir melhorias significativas na avaliação por meio de seus três elementos centrais integrados:


  • Uma plataforma de conhecimento (betterevaluation.org)

  • Atividades discretas de fortalecimento de capacidade com associações parceiras

  • Projetos de pesquisa e inovação

O site está originalmente em Inglês, mas no canto superior à direita da página é possível escolher outros idiomas, incluindo o português.


 

Referências:


Rubricas: ferramentas úteis de avaliação . Centro de Excelência em Ensino, Universidade de Waterloo. https://uwaterloo.ca/centre-for-teaching-excellence/teaching-resources/teaching-tips/assessing-student-work/grading-and-feedback/rubrics-useful-assessment-tools#Appendix-A-Sample-Holistic-Rubric


Centro de Pesquisa Avançada em Aquisição de Linguagem (CARLA). (2012). Processo: Criação de rubricas . Acessado por http://www.carla.umn.edu/assessment/vac/Evaluation/p_7.html


Davidson, EJ (2004) Fundamentos da Metodologia de Avaliação: As Porcas e Parafusos da Avaliação de Som. Beverly Hills, CA: Sage Publications.


Te ajudou? Então compartilhe para ajudar mais pessoas.

Comments


bottom of page